Degeneração Macular

O que é Degeneração Macular?

A Degeneração Macular é uma doença que afeta a parte central da retina, chamada mácula, geralmente em pessoas com mais de 50 anos que apresentam fatores de risco como pele clara, casos familiares (fator genético) e tabagismo. O comprometimento da mácula causa dificuldade na visão central, mas a visão periférica permanece normal. A forma mais comum de Degeneração Macular é a seca, em que há atrofia progressiva da mácula. A forma mais rara, porém mais grave, é a úmida (ou exsudativa) em que há sangramento e inchaço na mácula.

sintomas1

Na Degeneração Macular, a visão central está prejudicada.

Quais os sintomas da Degeneração Macular?

O principal sintoma é o embaçamento da visão central, que pode ser percebido lentamente ou de forma súbita. A pessoa com Degeneração Macular pode perceber distorção das imagens ou uma mancha escura fixa na parte central da visão.

niveis

Como diagnosticar a Degeneração Macular?

Exame de Retinografia digital

Exame de Retinografia digital

  • Mapeamento de Retina: é o primeiro exame a ser realizado para o correto diagnóstico, sendo feito no consultório pelo oftalmologista;
  • Retinografia: é o registro fotográfico da doença, permitindo avaliar sua extensão e gravidade. A retinografia pode ser colorida, monocromática ou autofluorescente.
  • Angiografia Fluoresceínica: é um exame fotográfico realizado após a injeção de um contraste venoso à base de flúor que serve para avaliar a circulação sanguínea na mácula. Tem o objetivo de verificar se há vazamento de líquido e sangue na mácula, confirmando a atividade da doença;
  • Angiografia com Indocianina Verde: é um exame fotográfico realizado após a injeção de um contraste venoso chamado indocianina verde. Tem o objetivo de avaliar a circulação sanguínea abaixo da retina (numa camada chamada coróide) e determinar se a doença está em atividade.
  • OCT: a Tomografia de Coerência Óptica (OCT) quantifica o inchaço na mácula, sendo essencial para acompanhar a evolução do tratamento.
Exame de OCT com análise qualitativa e quantitativa da mácula

Exame de OCT com análise qualitativa e quantitativa da mácula

Qual o tratamento da Degeneração Macular?

Na forma SECA, o tratamento é baseado na prescrição de auxílios ópticos e lupas que maximizam o potencial de visão.

Auxílios ópticos para baixa visão podem ser usados por pacientes com degeneração macular seca ou cicatrizada.

Na forma ÚMIDA, a moderna Terapia Anti-angiogênica é a base do tratamento, consistindo em repetidas injeções intraoculares de anti-inflamatório que diminuem as hemorragias e o inchaço na mácula e permitem a melhora da visão.

O tratamento atual da degeneração macular úmida é feito por farmacoterapia intraocular.