Descolamento de Retina

retina

O aparecimento de buracos ou rasgos na retina pode causar seu descolamento do fundo do olho (seta amarela).

O que é Descolamento de Retina?

A retina é uma camada de células no fundo do olho responsável pela captação das imagens e seu envio para o cérebro. O Descolamento de Retina ocorre quando ela sai da sua posição normal no fundo do olho. Os fatores causadores do descolamento são rasgos na retina (que podem ser espontâneos ou causados por traumatismos oculares) e contração da sua estrutura (que pode estar presente em doenças como o diabetes). Importante ressaltar que ler dentro de veículos em movimento NÃO causa Descolamento de Retina. O Descolamento de Retina é uma situação grave que pode causar cegueira irreversível.

Quais os sintomas do Descolamento de Retina?

Os principais sintomas de alerta são a percepção de pontos ou sombras móveis na visão (as chamadas “moscas volantes”), flashes luminosos, sombra ou embaçamento na visão periférica e redução súbita da visão.

No descolamento de retina, o paciente percebe uma sombra na periferia da sua visão, podendo estar associada a “moscas volantes”.

No descolamento de retina, o paciente percebe uma sombra na periferia da sua visão, podendo estar associada a “moscas volantes”.

Como diagnosticar o Descolamento de Retina?

Mapeamento de Retina: é o principal exame para diagnóstico, sendo feito no consultório pelo oftalmologista;
Retinografia: é o registro fotográfico do descolamento, permitindo avaliar sua extensão e gravidade;
Ultrassonografia Ocular: também chamada de Ecografia Ocular, auxilia no diagnóstico quando o paciente tem hemorragia ou inflamação intraocular, catarata ou opacidades na córnea.

Qual o tratamento para o Descolamento de Retina?

Os pacientes com Descolamento de Retina devem ser tratados o mais rapidamente possível devido ao risco da retina perder sua função visual. Quando o descolamento é pequeno, ele pode ser tratado com Fotocoagulação a Laser. Em casos mais avançados, é preciso realizar uma cirurgia. O tipo de cirurgia depende da gravidade do caso, podendo ser uma Retinopexia ou uma Vitrectomia (ou uma combinação de ambas). Independentemente da técnica, o objetivo é reposicionar a retina na sua localização original e aguardar para que a recuperação pós-operatória permita também a recuperação visual.

O vitreófago Constellation®, disponível no HRO, é um dos equipamentos mais sofisticados que existem para a realização da moderna cirurgia de descolamento de retina.