Moscas volantes e flashes luminosos

O que são “Moscas Volantes”?

No interior do olho encontra-se o vítreo, uma substância gelatinosa composta principalmente por água e fibras de colágeno. Quando ocorre uma desorganização dessas fibras de colágeno, formam-se condensações no vítreo que causam o aparecimento de sombras no campo de visão. Essas sombras, chamadas de “Moscas Volantes” ou “Floaters”, podem ter várias formas (pontos, linhas, teias) e flutuam dentro do olho. Geralmente, o aparecimento das “moscas volantes” é um processo normal do envelhecimento e comum em pessoas com miopia mas, às vezes, pode representar alguma doença no fundo do olho (retina), como hemorragias e inflamações.

A desorganização do gel vítreo dentro do olho causa o aparecimento de sombras móveis na visão, chamadas de “moscas volantes” ou “floaters”.

A desorganização do gel vítreo dentro do olho causa o aparecimento de sombras móveis na visão, chamadas de “moscas volantes” ou “floaters”.

O que são Flashes Luminosos?

Os Flashes Luminosos são percebidos quando o vítreo se movimenta dentro do olho e puxa determinados pontos da retina (tração vítreo-retiniana). Quando os flashes são persistentes e acompanhados pelo aparecimento de grande número de “moscas volantes”, uma avaliação detalhada do fundo de olho é necessária para descartar rasgos na retina que podem causar seu descolamento. Mais raramente, os Flashes Luminosos são causados por inflamações na retina.

folder4_2

Quando o gel vítreo traciona a retina, um flash luminoso pode ser percebido. Nesse caso, um exame minuncioso do fundo de olho precisa ser feito para afastar o risco de descolamento de retina.

Como diagnosticar as “Moscas Volantes” e os Flashes Luminosos?

O principal exame é o Mapeamento da Retina, realizado no consultório pelo oftalmologista. Às vezes, a Ultrassonografia Ocular (Ecografia) pode auxiliar na quantificação das condensações vítreas. Quando há inflamação retiniana, exames de imagem como Retinografia, Angiografia Fluoresceínica e com Indocianina Verde e Tomografia de Coerência Óptica (OCT) podem ser indicados para auxiliar na definição do diagnóstico.

Qual o tratamento das “Moscas Volantes” e dos Flashes Luminosos?

O tratamento depende da causa. Na maioria das vezes, as “Moscas Volantes” são discretas e não requerem tratamento específico, apenas acompanhamento e orientação de movimentar os olhos para que elas saiam do centro do campo visual. Quando há presença de rasgos na retina causados por tração do vítreo, pode ser indicada a Fotocoagulação a Laser (para cicatrizar a lesão) ou, em casos mais graves, se houver descolamento de retina associado, pode ser necessária uma cirurgia (Vitrectomia e/ou Retinopexia).

folder4_3

Quando um rasgo na retina é diagnosticado, é necessário um tratamento imediato com laser com o objetivo de evitar complicações graves como hemorragias e descolamento de retina.