#AbrilMarrom: HRO lança campanha de conscientização e combate à cegueira

Projeto visa conscientizar a sociedade sobre importância da prevenção e vai acontecer durante todo mês na capital de forma itinerante.

Criado para mobilizar a população, a ação visa informar e orientar a sociedade sobre a importância de identificação dos sintomas das doenças e o tratamento precoce da Catarata, Retinopatia Diabética e Glaucoma. Doenças que afetam milhões de brasileiros.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados ou tratados. Isso significa que milhares de brasileiros com cegueira poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. Mas para que isto aconteça o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular.

Durante todo o mês de abril, profissionais do HRO estarão levando palestras e atendimento gratuito para a população em pontos estratégicos da capital, como shopping, escolas e empresas parceiras do projeto. A estimativa é realizar, pelo menos, 2000 atendimentos.

PREVENÇÃO QUE FAZ DIFERENÇA!

A cegueira atinge, atualmente, cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil. Isso  significa que quase 700 mil brasileiros cegos poderiam estar enxergando caso tivessem sido tratados a tempo. Essas ocorrências poderiam ser evitadas se a população consultasse um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos e idosos acima de 60 anos devem ter ainda maior atenção aos cuidados com a visão. As doenças mais comuns que podem causar cegueira são:

Catarata – doença caracterizada pela perda de transparência (opacidade) do cristalino (lente localizada atrás da íris), a catarata pode ser classificada como secundária ou senil.

Retinopatia Diabética – doença atinge mais de 15 milhões de brasileiros. Se não for tratada corretamente, pode interferir diretamente na função dos vasos sanguíneos que levam sangue e oxigênio para as células da retina, desencadeando a retinopatia diabética, com evolução para a cegueira.

Glaucoma – é a principal causa de perda irreversível da visão. Isto se deve ao fato de o glaucoma ser silencioso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 1 a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma, que causa cegueira irreversível.

Fonte: Assessoria de Imprensa – HRO | CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia