Nesta segunda-feira (12), o Hospital de Referência Oftalmológica-HRO, em parceria com o Centro Estadual de Transplantes do Maranhão –CET/MA realiza mais uma edição da “Semana da Doação de Córneas” em alusão ao dia 13 de dezembro, dia Pan-Americano de Doação de Córneas.
A ação que tem como objetivo principal o aumento das doações e do número de transplantes de órgãos e tecidos no Maranhão, considera que por conta da grande fila de espera por um transplante de córneas no Estado, é indispensável a realização de campanhas e ações como essas, para que se obtenha uma queda nos índices de negativa familiar. Para isso, promoveu-se roda de conversa com os colaboradores e pacientes para informar e conscientizar sobre a importância da doação, distribuição de panfletos e cartazes informativos.
Cerca de 30.000 pessoas estão na fila do transplante em todo território brasileiro. No país, embora a pessoa doadora manifeste em vida a sua decisão de ser um doador, somente a sua família que tem a decisão (caso o doador já tenha falecido).
Existe dois tipos de doadores, o doador vivo, que pode ser qualquer pessoa saudável que concorde com a doação de rim ou medula óssea ou transplante de parte do fígado ou do pulmão. Já o doador morto, consiste na doação de órgãos e tecidos (rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas, córneas, pele, osso e outros) de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva-UTI com morte encefálica.
Os órgãos e tecidos doados vão para os primeiros pacientes compatíveis que estão aguardando em lista única da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde do Estado, que é controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes e supervisionada pelo Ministério Público.
Diga sim à doação de órgãos e tecidos, seja um doador. Converse com sua família.
Informações sobre a doação de órgãos e tecidos:
CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES
(98) 3268-6960/ 98424-6434
Fonte: Assessoria de Imprensa – HRO