CERATOCONE

O QUE É CERATOCONE?

Ceratocone é uma patologia da córnea (estrutura anterior do olho, como o vidro transparente de um relógio), que leva a alterações na curvatura corneana, que acaba ganhando uma forma mais cônica.

CAUSAS

Acomete ambos os olhos de maneira assimétrica e costuma aparecer na adolescência, progredindo até os 30-35 anos de idade, faixa etária de cerca de 80% dos pacientes, quando, então, tende a se estabilizar. Pacientes alérgicos estão mais predispostos a desenvolvê-la, possivelmente devido ao hábito de coçar os olhos.

DIAGNÓSTICO

Para que o diagnóstico da doença seja realizado, o oftalmologista irá avaliar o seu histórico médico e familiar, e realizar alguns exames oculares para avaliar o estado do seu olho e da sua córnea.

 

O diagnóstico definitivo é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a ceratoscopia computadorizada da córnea e a paquimetria corneana.

TRATAMENTO

Nas formas mais leves a visão é corrigida somente com óculos e/ou lentes de contato.

 

Quando a doença continua progredindo, tornam-se necessários outros tipos de tratamentos como:

 

Lentes de contato (gelatinosas ou rígidas) – indicada para regularizar a córnea, afim de diminuir as distorções da imagem, proporcionando uma visão mais nítida.

 

Crosslinking corneano – Indicado para evitar a progressão do ceratocone. Consiste em uma técnica capaz de promover um enrijecimento da parte anterior ao tecido corneano, promovendo uma ligação mais firme entre as fibras de colágeno da córnea, fazendo com que o ceratocone não progrida.

 

Anel intra estromal (intracorneano) São dispositivos médicos que são implantados no estroma corneano com objetivo de regular deformações da córnea. Podem ser implantados um ou dois anéis, de acordo com o grau de ceratocone do paciente. O implante fará com que a superfície anterior da córnea fique mais plana, aproximando-se da sua curvatura normal, corrigindo então, o astigmatismo e outras irregularidades.

 

Transplante de Córnea – Indicado quando a visão não pode ser corrigida com outro recursos. O transplante de córnea só é realizado quando não é viável recorrer aos procedimentos anteriores. Nessa cirurgia, a córnea afetada pela ceratocone é trocada pela córnea de um doador.

EQUIPE MÉDICA

Dra. Ariane Melo

CRM: 5502-MA - Córnea e Doenças Externas, Catarata e Refrativa

Dr. Carlos Tadeu Palácio

CRM: 877-MA - Córnea e Doenças Externas e Refrativa.

Dra. Danyelle Csettkey dos Santos Almeida Medeiros

CRM: 9869-MA - Córnea e Doenças Externas e Refrativa

Dra. Natália Barbosa da Silva Lopes

CRM: 8302 - MA - Córnea e Doenças Externas.

Dr. Raphael Freitas

CRM: 5159-MA - Córnea e Doenças Externas, Catarata e Refrativa