CIRURGIA DE PTERÍGIO

O QUE É ?

Pterígio, conhecido popularmente como “carne crescida” é na verdade um espessamento da conjuntiva (membrana transparente que recobre a parte branca dos olhos) que invade a córnea.

 

SINTOMAS

Devido a esse crescimento a lubrificação fica prejudicada podendo causar constantemente sinais de irritação oculares (olho vermelho, sensação de areia, lacrimejamento, coceira e até em alguns casos piora a visão).

 

A intensidade destes sintomas está relacionada, normalmente com o tamanho do pterígio. Ele é causado por exposição solar (principalmente os raios UVA E UVB) e tem seu aumento progressivo, mas lento.

TRATAMENTO

O tratamento depende do incômodo gerado por ele, inicialmente pode ser iniciado lágrimas artificiais porém o tratamento definitivo é a retirada cirúrgica.

 

COMO É A CIRURGIA?

A cirurgia não é longa e a anestesia é local, quando utilizado a cola biológica a recuperação é mais rápida, mas a vermelhidão no local da retirada pode persistir alguns dias, apesar da visão não ser rotineiramente afetada.

CUIDADOS PRÉ E PÓS OPERATÓRIO

Os cuidados pós operatórios são importantíssimos cm colírios, repouso e não exposição solar.

 

A avaliação de um médico oftalmologista especialista é fundamental para traçar a melhor estratégia de tratamento personalizada para cada paciente.

EQUIPE MÉDICA

Dra. Ariane Melo

CRM: 5502-MA - Córnea e Doenças Externas, Catarata e Refrativa.

Dr. Carlos Tadeu Palácio

CRM: 877-MA - Córnea e Doenças Externas e Refrativa.

Dra. Danyelle Medeiros

CRM: 9869-MA - Córnea e Doenças Externas e Refrativa.