CIRURGIA DE GLAUCOMA
O QUE É?
Glaucoma é uma doença ocular caracterizada por uma alteração no nervo óptico que causa perca do campo de visão de forma progressiva, podendo levar a cegueira, caso não seja tratada.
Ela geralmente é causada pelo aumento da pressão de dentro dos olhos.
SINTOMAS
O Glaucoma é conhecido por ser uma doença silenciosa, pois na maioria das vezes não gera sintomas. A perca de campo visual vai acontecendo gradualmente e só é percebida quando está em fase mais avançada, um dos motivos da importância da consulta oftalmológica de rotina. Alguns tipos de glaucoma podem causar dor, vermelhidão e embaçamento visual.
EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS
Para realização do diagnóstico do glaucoma é necessário o exame oftalmológico completo no consultório com medida de pressão ocular e exame de fundo de olho para avaliação do nervo óptico. Alguns exames complementares também são necessários como os exames de Campimetria (avaliação do campo visual), Paquimetria (medida de espessura da córnea), Retinografia (fotografia do fundo do olho) e Tomografia de Coerência Óptica (avaliação da camada de fibras do nervo óptico)
TRATAMENTO
O tratamento do glaucoma é baseado na redução da pressão intra-ocular que pode ser alcançado com colírios, laser ou cirurgia. Normalmente o tratamento é iniciado com um ou mais colírios que possuem a função de reduzir a pressão dos olhos. Existe a possibilidade de ser utilizado, também, um procedimento a laser chamado Fototrabeculoplastia e em alguns casos é necessário o procedimento cirúrgico.
A cirurgia do glaucoma engloba alguns procedimentos que não tem o objetivo de cura da doença, nem de recuperação da visão, mas de redução e controle da pressão ocular quando os colírios ou o laser não conseguem fazê-lo. Os procedimentos mais comuns incluem a Trabeculectomia, os Implantes de Drenagem e as Cirurgias Minimamente Invasivas.
CUIDADOS PRÉ E PÓS-OPERATÓRIOS
Antes da realização de qualquer cirurgia para glaucoma é importante higienizar bem o rosto, manter os colírios prescritos e fazer o jejum de acordo com a recomendação médica.
Após o procedimento é necessário manter os cuidados de higiene, usar os colírios prescritos no pós-operatório e fazer o repouso, evitando qualquer tipo de esforço físico pelo tempo necessário para a boa recuperação dos olhos operados.
Além disso, é importante comparecer aos retorno cirúrgicos para acompanhamento do procedimento cirúrgico.
EQUIPE MÉDICA
Dr. Cosme Gabriel
CRM: 6179-MA - Glaucoma, Catarata e Refrativa
Dr. David Sena
CRM: 6341-MA - Glaucoma
Dr. Solon Vasconcelos Bastos
CRM: 5121-MA - Glaucoma, Catarata e Refrativa
Dr. Renan Sá
CRM: 7898-MA - Glaucoma