CIRURGIA DE RETINA E VÍTREO

O QUE É RETINA E VÍTREO

A Retina é uma delicada camada de tecido nervoso localizada no fundo do olho.

Este tecido é o responsável por receber a luz e transformá-la em estímulo nervoso para que as imagens sejam enviadas ao cérebro.

Apesar de muito fina, é formada por 10 camadas, cada uma delas com funções específicas, sendo as mais envolvidas nas doenças retinianas a camada de fotorreceptores e o epitelio pigmenta da retina.

 

O Vítreo é um material gelatinoso que preenche quase toda a parte interna dos olhos.

 

Inicialmente ele está aderindo à retina e com o passar dos anos seu conteúdo aquoso aumenta e a partir daí se inicia a separação do vítreo com a retina.

 

O deslocamento do vítreo gera sintomas como as moscas volantes (pontos pretos que se movimentam no campo de visão) e as fotopsias (flashes de luz), onde é necessária a avaliação com mapeamento de retina, pois nesses casos pode haver rasgadura da retina durante essa separação.

 

Caso essa rasgadura não seja identificada no início, ocorre o deslocamento da retina.

QUAIS DOENÇAS SÃO TRATADAS POR ESSA ÁREA

  • DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI)
  • RETINOPATIA DIABÉTICA
  • DESLOCAMENTO VÍTREO
  • DESLOCAMENTO DE RETINA
  • BURACO MACULAR
  • MEMBRANA EPIRRETINIANA
  • OCLUSÕES VASCULARES
  • UVEÍTES

EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS

Para realização de cirurgias de retina são necessários exames de sangue como hemograma completo, glicemia em jejum e coagulograma. A depender de outras doenças que o paciente possa apresentar, serão solicitados outros exames.

 

É necessária também a avaliação do risco cirúrgico, que consiste na realização de eletrocardiograma e avaliação com cardiologista.

 

De acordo com a patologia a ser tratada serão necessários diferentes exames, podendo ser solicitados retinografia, ultrassonografia ocular, tomografia de coerência óptica (OCT) etc.

CUIDADOS PRÉ E PÓS OPERATÓRIOS

  • CUIDADOS PRÉ OPERATÓRIOS

Um bom estado clínico geral é muito importante para o sucesso cirúirgico, por isso são solicitados os exames pré operatórios. Além desses exames, devem ser seguidas as seguintes orientações:

 

– JEJUM : Alimentar-se até 8 horas antes da cirurgia, mantendo-se em jejum até a sua realização. Pacientes diabéticos que usem insulina devem suspender o uso no dia da cirurgia e avisar o médico anestesista.

 

– HIGIENE : Tomar banho e lavar bem o rosto. Não usar maquiagem, cremes ou perfumes.

 

– ACOMPANHANTE : O paciente deve sempre comparecer junto com seu acompanhante, que deve ser um adulto que irá acompanhá-lo até a entrada no centro cirúrgico e aguardá-lo até a alta do centro cirúrgico.

 

– DOCUMENTAÇÃO : Ao ser solicitada a cirurgia o paciente recebe uma guia de cirurgia a qual deve ser levada ao setor de agendamentos cirurgico. No dia da cirurgia o paciente deve comparecer com todos os exames laboratoriais e de avaliação cardiológica (Risco Cirúrico).

  • CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS

Após a cirurgia, alguns cuidados precisam ser tomados pelo paciente e/ou por seus acompanhantes seguindo as recomendações médicas:

 

– PERMANECER EM REPOUSO : A realização de exercícios físicos não pode ocorrer no pós operatório até que o seu médico o libere. Devem ser evitados ainda movimentos bruscos com a cabeça e esforços como levantar peso.

 

– COMPARECER ÀS CONSULTAS DE PÓS OPERATÓRIO NOS DIAS E HORÁRIOS AGENDADOS POR SEU MÉDICO : O momento do pós operatório é também muito importante para o sucesso cirúrgico e par a identificação de qualquer complicação pós operatória.

 

– Não coçar os olhos

 

– Utilizar lenços descartáveis para limpeza dos olhos após uso dos colírios e após lacrimejamentos

 

– Lavar o rosto com os olhos fechados

 

– Evitar deitar em cima do olho operado. Exceto nos casos em que o seu médico orientar que deva, porém nesses casos deve-se ainda evitar que o olho seja apertado mesmo deitando do lado operado

 

– Esta liberado o uso de celulares e televisão, desde que o paciente sinta-se confortável com essas atividades.

 

– Manter alimentação normal

 

– É comum apresentar durante a primeira semana: Fotofobia (Sensibilidade à luz), inchaço na pálpebra, pequenos hematomas no local da anestesia.

 

– Em caso de qualquer sintoma diferente dos citados aqui ou por seu médico, retorne ao hospital ou entre em contato com seu médico para avaliação.

EQUIPE MÉDICA

Dr. Adam Scmith

CRM: 6319- MA - Retina e Vítreo

Dra. Alline Gonçalves

CRM: 5503-MA - Retina e Vítreo

Dr. Guilherme Lima Palácio

CRM:3794-MA - Retina e Vítreo, Catarata e Refrativa

Dr. Kenard da Silva

CRM: 6815-MA - Retina e Vítreo

Dr. Lucas Valadão

CRM: 6107 - MA - Retina e Vítreo

Dra. Nádia Carolina

CRM: 7311 - MA - Retina e Vítreo

Dr. Wener Cella

CRM: 4483-MA - Retina e Vítreo