VISÃO SUBNORMAL
O QUE É VISÃO SUBNORMAL?
Alguns acometimentos oftalmológicos fazem com que um paciente, mesmo após tratamento adequado, permaneça com nível de visão inferior ao necessário para execução de algumas atividades (como leitura, ou assistir televisão por exemplo). Tecnicamente, se a acuidade visual for inferior a 20/60, ou o paciente tiver campo visual inferior a 10 graus, mas ainda tiver pelo menos percepção luminosa, ele estará com nível de visão que denominamos visão subnormal.
Por isso, não podemos falar em que conjunto de sintomas específicos de quem apresente visão subnormal, mas sim que esses pacientes apresentam nível de visão que causa uma dificuldade adicional (que pode ser desde leve até severa) no desempenho de atividades específicas.
Todavia, vale ressaltar que a maioria dos pacientes com visão subnormal ainda tem acuidade visual em nível suficiente, ou potencialmente suficiente, para planejamento e execução dessas mesmas atividades com uso de auxílios e/ou adaptações no ambiente.
SINTOMAS
- Dificuldades para realizar atividades manuais;
- Dificuldade de leitura;
- Não conseguir visualizar detalhes;
- Visualizar manchas escuras nos olhos (tanto em visão periférica, quanto em visão normal)
TRATAMENTO
O tratamento depende do nível de visão do paciente e da causa da visão subnormal. Em casos leves e intermediários adaptamos auxílios (que podem ser ópticos, ou digitais) para trazer o máximo de independência possível ao paciente. Casos mais severos, podem exigir auxílios adaptação ambiental intensa e, até mesmo, treinamentos para orientação e mobilidade.
O tratamento de cada paciente é individualização e planejamento para suprir ao máximo suas necessidades, aumentando sua autonomia nas atividades diárias. Podem ser utilizados desde óculos com lentes planejadas individualmente e com métodos especiais de confecção, até aparelhos eletrônicos capazes de ler textos, identificar de rostos e inúmeras outras funções.